Como treinar o cérebro para ter novas ideias e ser bem sucedido (íntegra do artigo publicado no Jornal A Tribuna, do Espirito Santo), por Beatriz Magadan

O que é sucesso? Certamente não cai do céu, não existe fórmula e é diferente para cada pessoa.

A Psicologia em geral, e muito a Psicologia Positiva, tem se dedicado a pesquisar a criatividade, força muito relacionada à inovação, à mudança e ao crescimento profissional. Através da criatividade pode-se romper barreiras e visualizar perspectivas sob outros ângulos, o que permitirá uma visão fora do padrão, com soluções diferenciadas, inovadoras, adaptativas e produtivas.

No meu entendimento a criatividade é a força propulsora para a mudança e a realização bem sucedida, inclusive associada à felicidade. Segundo as pesquisas da neurociência, o cérebro, através da sua plasticidade, pode ser desenvolvido, influenciando novos comportamentos. Assim, desenvolver a criatividade é um passo bem importante para facilitar a leitura da realidade na busca de novos paradigmas.

Fator primordial é abdicar do medo de errar: cometer erros, pensar sobre eles e retomar de um jeito diferente é o primeiro passo. Outros focos e reflexões também são vitais para o desenvolvimento do cérebro na direção de novas oportunidades: cuidar de si mesmo, dormir e alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e técnicas de atenção plena, buscar novos conhecimentos, criar desafios variados, desenvolver a inteligência emocional, controlar o estresse, definir um propósito e se planejar para alcançá-lo.