Recursos Humanos na pequena e média empresa

Hoje não existe mais dúvida no meio empresarial sobre a importância estratégica da área de Recursos Humanos. É através de pessoas bem selecionadas, capacitadas e desenvolvidas que as empresas alcançam com mais êxito seus resultados organizacionais.

Muitas empresas de pequeno e médio porte têm também optado pela terceirização deste serviço para planejar seu crescimento e impacto no mercado. No seu planejamento o RH vem assumindo uma proporção tão importante como as demais áreas, com a clara consciência de que não adianta definir parâmetros financeiros ou de mercado sem ter quem execute os passos estabelecidos. E não só executar, mas fazer de fato que os objetivos sejam perseguidos com eficácia e no cronograma necessário.

Para que efetivamente este processo repercuta nas empresas não importa o seu porte e sim a clareza de onde se pretende chegar, aliado a escolhas de parceiros profissionais com competência e experiência para implantar um modelo de RH compatível com as necessidades, a cultura e a estratégia do cliente. O custo do serviço, que muitas vezes é entendido como empecilho, é proporcional e logo se vislumbra como oportunidade. 

Nossa vivência vem exemplificando que definições de politicas consistentes de RH nas pequenas e médias empresas tem facilitado seus projetos de crescimento e de consolidação no mercado. 

 

Beatriz Magadan

Diretora da DRH Consultoria